terça-feira, 20 de agosto de 2013

Inquirição do Casal de Quintandura em São Martinho do Outeiro (1391)

Saibam todos que no ano da era de mil e quatrocentos e vinte e nove anos, onze dias do mês de Fevereiro, em Quintandura, freguesia de São Martinho do Outeiro, do Julgado de Faria, em presença de mim, Giral Lourenço, tabelião d’El-Rei em terra de Faria, e as testemunhas que adiante são escritas, Estêvão Domingues, Prior do Mosteiro de São Simão da Junqueira, chegou ao dito lugar de Quintandura e disse e requereu Andere Martins, morador no dito lugar de Quintandura, que presente estava, que ele e o dito mosteiro tinham e haviam casas e vinhas e herdades no dito lugar de Quintandura e que partiam com Vasco Martins de Alrarro e com outras pessoas e dizia o dito Prior que a ele era dito que o dito Vasco Martins, com o dito Andere Martins, com outras pessoas, andara apegando as ditas herdades para ver de saber quais eram suas e ora dizia e requeria o dito Prior ao dito Andere Martins que pois ele lavrava e possuía as ditas casas e vinhas e herdades, e assim andava com o dito Vasco Martins quando as a si apegavam, que por sua verdade dissesse e declarasse quais eram as ditas herdades e casas e vinhas e que o dissesse presente mim, tabelião sobredito, com as testemunhas adiante escritas. E o dito Andere Martins disse que por sua verdade diria as que soubesse, as quais ele vira estremar da do dito Vasco Martins.
E logo o dito Prior, presentes as testemunhas com o dito Andere Martins, apegou as ditas herdades e pelo dito Andere Martins foi dito que ele sabia estas que adiante seguem. Primeiramente:
Item, o Talho do Caril do Outeiro, que vai entestar nas três margens de Martins Fernandes.
Item, outro talho que vai a topar na Eira de Vasco Martins que trago em (?) Domingos Domingues do Outeiro escambada por outro terreno da Veia Cova.
Item, outro talho do Tagildo, como vai topar a fundo do talho de Domingos do Outeiro, em chave, e entesta em outra de Vasco Martins, em chave.
Item, a Leira do Ribeiro, como se vai ao pomar.
Item, a Cortinha de entre as cozinhas, com as suas casas e vinha e o Bacelo, que está marcado por marcos e por valos.
Item, a metade do Pereiro, de contra a estrada.
Item, na Corredoura, uma cabeçada contra a cancela.
Item, na Varziela a sob os marcos e acima dos marcos, parte por meio com Vasco Martins a de cima dos marcos.
Item, a Leira da Velha parte da uma parte com uma leira de Arnoso e da outra parte com Martim do Penhado.
Item, o Agrago do Pedaço, que entesta de uma parte com João Peres, do Penedo, e da outra parte com Arnoso.
Item, a Leira do Casal, que parte por meio com Arnoso e da outra parte com Vasco Martins, de contra o pomar.
Item, uma leira em Gacim Tre-lo-Viso, que parte da uma parte com Martim Fernandes e da outra parte com Pedro de Gacim.
A qual herdade, assim achada e apegada com o dito André Martins e com as testemunhas adiante escritas, o dito Prior pediu a mim tabelião sobredito um instrumento ou dois ou mais aqueles que lhe cumprissem para guarda do seu direito.
Feito no dito lugar, dia e mês e era sobreditos.
Testemunhas que a isto foram presentes:
Estêvão Afonso, Juiz de Faria, e Martim Acenso, e João Andere, e Afonso Domingues, moradores em Ferreiró, e João de Viseu e Martinho do Penedo, e Domingos Miguéis, moradores na freguesia de São Martinho do outeiro, e António do Monte, e Estêvão, seu filho, e outros.
E eu, sobredito tabelião, que a isto tudo presente fui e isto aqui escrevi e o meu sinal em testemunho da verdade fiz, que tal é.
Lugar do sinal público.

Sem comentários:

Enviar um comentário